Projeto Pedagógico

SOU EMINENTE, SOU CIDADÃO DO MUNDO.

"De longe, a Terra, vista como os astronautas a viram quando estiveram na Lua, não passa de um ponto azul, no horizonte, onde não se enxergam fronteiras, divisões, e, muito menos, confl itos, guerras e violência. Do silêncio do espaço sideral, o que vemos é beleza e equilíbrio dinâmico.

A noção de cidadania planetária sustenta-se nessa visão unifi cadora do planeta. Trata-se de um anseio ancestral: a criação de uma comunidade de iguais, pacífi ca, produtiva, sustentável e socialmente justa. Cidadania planetária é uma expressão adotada para designar um conjunto de princípios, valores, atitudes e comportamentos fundados numa nova percepção da Terra.

Ampliamos o nosso ponto de vista: de uma visão antropocêntrica para uma consciência planetária e para uma nova referência ética e social, a civilização planetária. A comunidade é, ao mesmo tempo, local e global. Precisamos de uma reorientação de nossa visão de mundo, do sentido de nossa existência, da forma como compreendemos a vida: a nossa, as outras formas de vida e a do próprio planeta Terra.

O conceito de cidadania planetária tem a ver com a consciência, cada vez mais necessária, de que temos uma identidade terrena, somos terráqueos, temos um destino comum como seres humanos. E não só: somos seres que fazemos parte de outro ser, a Terra, que é também um ser vivo e em evolução, que nos acolhe e nos mantém vivos e se mantém vivo. Somos Terra."

Fonte: Emidio de Souza e Moacir Gadotti